Resumo Trabalho

FORMAS OUTRAS DE (RE)COMPREENDER A EDUCAÇÃO: DECOLONIALIDADE EM VOGA

Autor(es): RAFAELA COELHO DE ARAÚJO REIS PEREIRA e orientado por CLAUDIA MIRANDA

O presente artigo um recorte da pesquisa de monografia feita para concluso da Licenciatura em Pedagogia no ano de 2018. Neste trabalho venho propor um dilogo para (re)compreendermos a educao no Brasil a partir das perspectivas Decoloniais. Reconhecendo a Decolonialidade como uma perspectiva que se vincula a crtica histrica de um sistema de opresso colonial responsvel por criar e manter - atravs da Colonialidade - a submisso e inferiorizao dos sujeitos racializados ao longo da histria da Amrica Latina entende-se que esta perspectiva prope caminhos Outros de (re)conhecimento e emancipao dentro dos campos da epistemologia, cultura poltica e educao. A partir de um caminho epistemolgico Outro, a perspectiva Decolonial denuncia os padres hierarquizados de poder construdos no Colonialismo mostrando suas heranas nas relaes sociais atuais atravs dos resqucios advindos da racializao como modelo de classificao social universal e do eurocentrismo como modo de produo legtima de conhecimento e de formao de subjetividades. a partir deste aporte terico - tendo como vis central as direes e insurgncias trazidas pela Decolonialidade - que vou delinear este dilogo buscando tambm, apoio nas resistncias e conquistas do Movimentos Sociais e coletivos, pois corroboraram a necessidade pungente de se buscar formas Outras de (re)compreender a educao.

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