Resumo Trabalho

QUEM CONTA UM CONTO SEMPRE AUMENTA MAIS UM PONTO: O USO DE TIRINHAS E QUADRINHOS NAS SERIES INICIAIS

Autor(es): SEVERINO FÉLIX COUTINHO JÚNIOR, NOALDO CARDOZO DIAS, ANDERSON ALVES DA SILVA

: O presente trabalho visa analisar a importncia dos contos de fadas como um incentivo leitura, a escrita e a imaginao criadora dos alunos nas serieis iniciais e as Histrias em Quadrinhos inseridas na sala de aula como recurso didtico-pedaggico. Reflete tambm sobre o seu uso em atividades pensadas e organizadas pelos professores. Analisando a importncia e os benefcios que este meio de comunicao (as histrias em quadrinhos) atravs das releituras de contos de fadas utilizadas, podem contribuir prazerosamente no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos quando inseridos como instrumento pedaggico no ensino infantil. Este estudo pretende ainda compreender a relao que esta forma de arte tem no processo educativo e de ensino e aprendizagem no que diz respeito ao incentivo a criao do habito de leitura e imaginao criadora das crianas, utilizando as histrias em quadrinhos como facilitadores em sala de aula em um ambiente de aprendizagem que se utiliza de variadas formas de materiais didticos. Junto a isto se somam novos personagens, novas abordagens e novas fontes e nesta perspectiva, a utilizao das histrias em quadrinho como um recurso didtico. Este trabalho busca fazer reflexes, e propor algumas sugestes e questes quanto ao uso de histrias em quadrinho e sua utilizao na sala de aula nos mais variados momentos de ensino.

Veja o artigo completo: PDF