Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS, DESCONSTRUÇÕES E POSSIBILIDADES

Autor(es): NATALIA CONCEIÇÃO VIANA e orientado por PROFA. DRA. SÔNIA BEATRIZ DOS SANTOS

O presente artigo tem por objetivo propor uma discusso acerca das aes que contribuem para a construo de uma formao docente de Ensino Superior sob a perspectiva de uma educao antirracista, possibilitando o dilogo entre a prtica pedaggica e o compromisso com a construo de uma sociedade igualitria e emancipatria. Refletindo sobre a Lei 10.639/03 e os desafios poltico-pedaggicos da profisso, abordamos sobre importncia da atuao dos (as) educadores (as) sob a perspectiva de educao para as relaes tnico-raciais. Considerando tal objetivo, analisamos as narrativas de quatro mulheres negras, pedagogas e ex-cotistas de carter racial e social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no que se refere formao docente proporcionada dentro do curso de Pedagogia da Instituio e as experincias vivenciadas enquanto pedagogas.

Veja o artigo completo: PDF