Resumo Trabalho

PERSPECTIVAS E DEMANDAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: O OLHAR MULTICULTURAL

Autor(es): FLÁVIA DOS SANTOS COTA, SONIA CRISTINA DO AMARAL PEREIRA

A proposta deste estudo apresentar algumas consideraes sobre a produo da identidade e das diferenas na sala de aula, relacionando a um recorte da pesquisa de dissertao de mestrado, realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo ttulo : Incluso de Alunos com Deficincia Intelectual: Articulaes Necessrias. A partir da temtica do Multiculturalismo, analisar o contexto e os processos de incluso/excluso em educao, destacando a criao de culturas, a produo de polticas e as prticas pedaggicas inclusivas no ambiente educacional. Desse modo, algumas questes foram destacadas, acerca das singularidades do aluno com deficincia intelectual e o seu processo de desenvolvimento ensino e aprendizagem, a histria de vida dos alunos, considerando-as como fundamental em seu processo de formao e construo da identidade, percebendo quais as propostas e aes que valorizam as diferenas e as suas especificidades no contexto escolar. A metodologia teve uma abordagem qualitativa e envolveu os seguintes instrumentos: o questionrio, a descrio dos indicadores educacionais baseados na anlise documental sobre a Educao Especial no municpio do Rio de Janeiro e a observao participante. A pesquisa verificou que, ainda precisamos discutir melhor e ressignificar as prticas educativas garantindo o direito a participao de todos os alunos da escola.

Veja o artigo completo: PDF