Resumo Trabalho

ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO ACADÊMICA: REFLEXÕES E NARRATIVAS DOCENTES

Autor(es): FERNANDA DE ARAÚJO FRAMBACH

O objetivo deste trabalho tematizar os processos experenciados por docentes que intencionam e/ou passam por processos seletivos para ascenso aos cursos de Mestrado e Doutorado concomitantemente atuao docente. A metodologia utilizada foi a anlise do discurso a partir de entrevistas narrativas. Por meio deste jogo dialgico, a inteno foi construir uma compreenso sobre como as subjetividades so construdas nas relaes acadmicas e se e como estas impactam os professores que desejam dar continuidade vida acadmica. As narrativas desvelam dificuldades que muitos profissionais da Educao enfrentam para concluir a graduao concomitantemente com a atuao pedaggica, para constiturem-se como pesquisadores tambm em articulao com os conhecimentos acadmicos. Desta forma, os docentes entrevistados sinalizam reflexes que so necessrias tanto universidade quanto ao poder pblico. Revelam tambm que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, os professores ainda buscam a continuidade da formao acadmica, submetendo-se a processos seletivos que tambm marcam suas subjetividades, mesmo reconhecendo as profundas mudanas que a aprovao nos mesmos pode gerar em suas vidas pessoais e profissionais.

Veja o artigo completo: PDF