Resumo Trabalho

UMA NOVA CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Autor(es): ANTONIO CARLOS DOS SANTOS CRUZ e orientado por PROF. DR. LUIS ORTIZ JIMENEZ.

O presente trabalho pretende uma anlise do sistema avaliativo na Educao de Jovens e Adultos, EJA, passando pela observao breve do desenvolvimento desse modelo de ensino, bem como relatando algumas polticas pblicas consideradas mais relevantes. Doravante esse primeiro momento, sonda algumas metodologias aplicadas, e parte para constataes em torno do significado do processo avaliativo e a relao do estabelecimento coercitivo de notas que determinam para o aluno o status de aprovado ou no. A EJA apresenta particularidades que devem ser respeitadas e repensadas pelos educadores, e, nesse nterim, deve-se buscar alternativas e propostas que melhor atendam a essa populao, ressaltando-se que o controle da nota por parte do professor, coloca-o em um nvel de superioridade, e afasta-o da ideia de colaborador e mediador da aprendizagem. Pretende-se, neste trabalho, oportunizar uma nova concepo na forma de avaliar, uma concepo que trate estudantes de forma igualitria, respeitando suas especificidades, e entendendo que o processo avaliativo deve ser planejado num espectro mais amplo.

Veja o artigo completo: PDF