Resumo Trabalho

ABRA ESSA PORTA QUE EU QUERO ENTRAR: A LITERATURA COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO

Autor(es): EMÍLIA NAURA SANTOS BOUZADA e orientado por MYLENE CRISTINA SANTIAGO

Esta pesquisa de mestrado ser desenvolvida no Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal Fluminense, na Linha de Pesquisa: Linguagem, Culturas e Processos Formativos. Neste sentido, nosso objetivo principal avaliar as possibilidades do uso da literatura como estratgia de incluso em educao e interveno no ambiente escolar, e como o uso da literatura pode ocupar no processo de promoo no desenvolvimento, cognitivo, afetivo e emocional de crianas e adolescentes em situao de risco psicossocial. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, a qual se encontra na etapa inicial, no temos como apresentar uma anlise de resultados. Apresentamos, no entanto, por meio de recursos imagticos, alguns ensaios fazendo uso da literatura infantil em nossa prtica. Destacamos, porm que nesta etapa inicial, estamos realizando uma reviso de literatura acerca de outras possveis investigaes que tenham sido realizadas, das temticas principais que essa proposta de estudo enfoca. Na sequncia, nos aprofundaremos na fase de levantamento bibliogrfico, na busca de subsdios tericos e prticos que possam embasar e fundamentar nossa pesquisa at sua culminncia com a concretizao das oficinas de contao de histrias, por meio das quais realizaremos nossa coleta de dados. Destacamos por fim que, essa proposta de investigao destina-se a incentivar e estimular leitura de livros de histrias infanto-juvenis, que promovam o brincar, o representar e o ldico tendo um lugar no espao de aprendizagem.

Veja o artigo completo: PDF