Resumo Trabalho

ENSINO DA SOCIOLOGIA E JOGOS DIDÁTICOS:UMA ARTICULAÇÃO FÉRTIL COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO?

Autor(es): NATÁLIA PEREIRA, ELISABETE CRISTINA CRUVELLO DA SILVEIRA

O emprego dos jogos didticos como estratgia de mediao no ensino da sociologia escolar constitui um desafio no campo das Cincias Sociais e da Educao em virtude de dois argumentos centrais: possibilita a superao do modelo de ensino expositivo e tradicionalista, alm de exemplificar, aplicar e avaliar contedos ensinados de modo ldico, reflexivo e criativo. Em torno desses argumentos, as questes norteadoras so: Por que os jogos didticos configuram-se como uma estratgia para a mediao dos contedos de Sociologia? Como essa estratgia se concretiza no cotidiano escolar possibilitando o desenvolvimento da imaginao sociolgica? O artigo relata experincias de jogos didticos vivenciados em escolas do ensino mdio relativas aos contedos das Cincias Sociais, que por vezes, possuem uma essncia abstrata para os discentes da escola bsica. Partindo de vivncias de jogos didticos produzidos pelos bolsistas de iniciao docncia de Cincias Sociais do PIBID no perodo de 2014 a 2018, o artigo registra jogos elaborados pelos alunos do Colgio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (NATA), sublinhando que o jogo cria centros de interesse e chaves de leitura em torno dos contedos das Cincias Sociais, com tambm, permite o processo de mediao didtica como prtica epistemolgica. A reviso bibliogrfica emprega Verhaege, Wolfs, Simon e Compre no que diz respeito transposio didtica; Libneo acerca da didtica no processo de ensino-aprendizagem; Schwarz sobre a afirmao brinco logo penso; bem como, as monografias de Gabriela Moura e Wallace Telles apresentadas na Licenciatura em Cincias Sociais da UFF.

Veja o artigo completo: PDF