Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DO MUNÍCIPIO DE SÃO PAULO

Autor(es): FRANZ CARLOS OLIVEIRA LOPES , DANIELA PEREIRA NETO DE QUEIROZ, WILLIAM VINICIUS PINTO, GÉSSICA TISSIANI SIEBRA DA CUNHA e orientado por MAURÍCIO PEDRO DA SILVA

Esse trabalho tem por finalidade expor as questes prevalecentes sobre a formao de professores tendo como aportes a lei 10.639/03, bem como, o Parecer N 03/2004 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana, e o objeto de pesquisa as Orientaes Curriculares: expectativas de aprendizagem para a educao tnico-racial na educao infantil, ensino fundamental e mdio foi publicada em 2008, pela PMSP (Prefeitura Municipal de So Paulo). Que, por sua vez, institui importante orientao para prtica pedaggica dos professores, sobretudo na educao bsica. Tais documentos esto em vigncia h mais de dez anos, ainda sim se tem a hiptese de que seus alcances no tocante da formao de professores so insuficientes, sobretudo no que diz respeito a sua metodologia em torno dos conceitos preliminares para a organizao da prtica pedaggica no currculo. Com tal configurao, ser apresentado nesse texto um breve panorama social sobre como as diferenas culturais so representadas em uma sociedade que por vezes intitulada anacrnica, entende-se que essa configurao tem correlaes com a temtica tnico racial. Logo, o estudo deve ser direcionado com o mtodo da pesquisa documental, o objetivo nessas condies identificar algumas categorias iniciais com o propsito de entender os caminhos metodolgicos da formao continuada. O referencial terico utilizado a teoria crtica.

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