Resumo Trabalho

REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO DE CASOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es): TATIANE DE LIMA BESSA VIEIRA, VITOR ALEXANDRE RABELO DE ALMEIDA, ELIZÂNGELA CELY DA SILVA OLIVEIRA e orientado por ELIZÂNGELA CELY

O estgio supervisionado obrigatrio tem uma relevante importncia na formao do aluno, j que o mesmo oferece experincias pedaggicas concretas no mbito escolar, para que os futuros professores possam assumir sua funo docente. O estgio pode ser visto como um instrumento de aprendizagem do futuro professor como uma prtica laborativa do exerccio profissional, pois entende-se que um profissional reflexivo, no atua somente na transmisso de contedos, mas, juntamente com os alunos, professores e toda a comunidade escolar em que est inserido. O presente estudo tem como objetivo geral analisar as primeiras experincias do estgio supervisionado dos graduandos em Educao Fsica. Esse estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa transversal. Participaram desse estudo 20 alunos do curso de Educao Fsica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi utilizado um questionrio, elaborado de acordo com a teoria, que contm quatro perguntas abertas relacionadas com as primeiras experincias do estgio supervisionado e relacionadas s fases desenvolvidas durante o estgio. Os resultados enunciaram que as primeiras experincia do estgio supervisionado ocorreram de forma positiva. Obtivemos respostas com expressiva similaridade, de forma geral os graduandos se sentiram bem recebidos no ambiente escolar. Realizaram intervenes sozinhos durante o estgio e destacaram como elemento dificultador a falta de materiais, inexperincia e ambiente inadequado para realizar as intervenes. Em relao s aprendizagens constataram que o conhecimento da prtica fundamental para a formao do professor estagirio j que ela surge como um espao privilegiado para uma integrao de saberes.

Veja o artigo completo: PDF