Resumo Trabalho

AS TENDÊNCIAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E O PERFIL DOS ESTUDANTES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Autor(es): MANUELA GRILL RODRIGUES e orientado por GABRIELA HONORATO

As mudanas ocorridas nos mbitos poltico, social e econmico a partir do fim do sculo XIX e incio do XX incentivou, notadamente, algumas tendncias do mundo moderno associadas educao superior, como a expanso do seu acesso e uma diversificao institucional. O projeto de pesquisa ao qual este trabalho vincula-se, pretende analisar o novo perfil dos estudantes do ensino superior brasileiro, mais especificamente da rea de educao, que conquistou a entrada este nvel de ensino aps a expanso e diversificao do sistema. As anlises, que se encontram em andamento, tm feito uso das bases de dados disponibilizadas pelo Ministrio da Educao (Censo da Educao Superior e Enade) de modo a observar, do ponto de vida da demanda, a estratificao socioeconmica dos discentes dos cursos de licenciatura. O problema aponta para a necessidade de se explicar quando diferenas sociais e institucionais, cada vez mais presentes nas licenciaturas, se tornam desigualdades e alvo de disputas por retornos sociais e econmicos dos diplomas. Particularmente, para a V CEDUCE , apresentaremos um exerccio (com dados do Enade 2014) no qual a estratificao horizontal do sistema se cruza com diferentes perfis dos estudantes rea de educao. Tal exerccio se justifica na medida em que as representaes dos discentes da rea podem revelar dificuldades e limitaes de nossa formao de professores.

Veja o artigo completo: PDF