Resumo Trabalho

O CORPO E A EDUCAÇÃO DE BEBÊS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Autor(es): PATRÍCIA VIEIRA BONFIM, LUCIANA ESMERALDA OSTETTO

O corpo a instncia bsica e fundamental pela qual o ser humano se percebe no mundo e se comunica. Somos um corpo, e no apenas temos um corpo. por meio dele que nos tornamos aquilo que somos ou o que gostaramos de ser, que habitamos espaos, que nos refazemos, ponderamos e buscamos decifrar nossos prprios enigmas. Reconhecendo a importncia de (re)considerar o corpo nas discusses que permeiam a Educao Infantil, especialmente as que se referem educao dos bebs, o texto faz um mapeamento de produes sobre a temtica, sobretudo em relao ao corpo na educao da criana de zero a um ano e seis meses, e analisa alguns resultados encontrados. Como parte de pesquisa de doutorado em andamento, a metodologia utilizada constou de levantamento e anlises de trabalhos cientficos produzidos no perodo de 2008 a 2017 e disponveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertaes (BDTD). Os estudos apontam polarizaes comuns, como corpo/mente, biolgico/cultural, educao/cuidado, tarefas masculinas/tarefas femininas, que embasam concepes e prticas educativas. Indicam, tambm, a necessidade de se dar centralidade ao corpo na formao docente, de modo a contribuir para a superao de tais dicotomias e apoiar prticas mais integradoras.

Veja o artigo completo: PDF