Resumo Trabalho

“DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM OU DIFICULDADE DE ENSINAGEM?”: A REINVENÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA PELAS TECITURAS MICROPOLÍTICAS DO COTIDIANO

Autor(es): MATHEUS MODESTO DE AZEVEDO

O presente trabalho teve como ponto de partida a anlise do papel docente frente diversidade na sala de aula em uma situao de enfrentamento com uma criana com dificuldade de aprendizado proeminente. Dessa forma, este estudo estruturou como um Estudo de Caso, afim de nas tecituras dirias do ambiente escolar e a complexa relao com uma criana com dificuldade de aprendizado possibilitar a reinveno de uma escola, que enxerga nas micropolticas do cotidiano a fonte para sua efetivao. Esse trabalho trouxe consigo uma grande reflexo a partir da relao aluno-aprendizagem, bem como as urgentes e necessrias transformaes didtico-metodolgicas lineares que demarcam obsolescncia. DELEUZE; GUATTARI (2012), GOODE E HATT (1973), MOYSS E COLLARES (2011), foram autores e tericos que na interpretao da realidade pesquisada trouxeram inmeras contribuies.

Veja o artigo completo: PDF