Resumo Trabalho

JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ASSERTIVIDADE NO USO DO TELEFONE CELULAR

Autor(es): CAROLINE GOMES DO NASCIMENTO, KELI CRISTINA DE MATTOS e orientado por JANIE GARCIA DA SILVA

O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento com alunos do Centro de Apoio Especializado Educao Profissional - CAEP/E.E. Favo de Mel. O objetivo principal o uso assertivo do telefone celular no cotidiano de jovens e adultos com Deficincia Intelectual (DI). A proposta de trabalho realizada foi inicialmente pensada pois os prprios alunos trouxeram para sala as dificuldades encontradas em relao ao uso do celular. Os sujeitos da pesquisa so vinte jovens e adultos entre dezoito e trinta e cinco anos. A metodologia aborda a "escuta sensvel" a partir de temas geradores como: redes sociais, WhatsApp, fotografias e aplicativos. A proposta pedaggica foca reflexes sobre o uso do telefone celular nas experincias vivenciadas pelos alunos atravs de atividades como roda de conversa, dinmicas em grupo, relatos pessoais, anlise de reportagens e registro de ideias. Como resultado, observamos que os alunos apresentam algumas dificuldades no uso assertivo do aparelho celular como: envio de mensagens em horrios inadequados, postagens de imagens pessoais (fotos inapropriadas para o contexto), conversas com pessoas desconhecidas, porm reconhecem os malefcios provocados pelo uso do mesmo sem responsabilidade. Cabe evidenciar a relevncia da relao entre deficincia intelectual, funcionalidade e suporte de modo a favorecer estratgias que atendam s necessidades dos alunos.

Veja o artigo completo: PDF