Resumo Trabalho

FORMAÇÃO INICIAL: DOCENTES PARA ATUAR NA EJA?

Autor(es): ISABELA LEMOS DA COSTA COUTINHO e orientado por PROFª. DRª. CECÍLIA MARIA ALDIGUERI GOULART

O objetivo do artigo analisar a formao inicial do professor da EJA, a partir de entrevistas com quatro professoras alfabetizadoras, do municpio de Itabora, buscando investigar de que modo as professoras alfabetizadoras chegam a EJA. Diante do objetivo traado, destacamos a relevncia do tema proposto perante o atual cenrio poltico e histrico frente ao desafio de um expressivo nmero de pessoas analfabetas. Nesta tarefa, assumimos a perspectiva metodolgica dialgica de anlise do discurso e a entrevista foi o principal instrumento de insero no campo. Ao investigar a temtica encontramos nos enunciados elementos que destacam velhos novos desafios na formao de professores da EJA: a) as professoras possuem pouca ou nenhuma formao inicial para atuar na educao de jovens e adultos; b) o currculo da formao inicial no contempla satisfatoriamente as questes referentes modalidade; c) a necessidade de formao especfica para lidar com a diversidade dos sujeitos que atende; d) o reconhecimento das especificidades desse pblico para tambm refletir sobre modos de ensinar e de aprender que faam sentido para esses sujeitos; e) a importncia de garantir um perfil para os professores que atuam na EJA; f) o ingresso na EJA pela necessidade de adequao do horrio a outros compromissos; g) a rotatividade dos profissionais do magistrio que atuam no primeiro ciclo da EJA; e h) a falta de uma poltica municipal para garantir a permanncia dos docentes efetivos na modalidade.

Veja o artigo completo: PDF