Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E PROCESSOS DE INCLUSÃO EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES E HOSPITALARES

Autor(es): ANA PATRÍCIA DA SILVA, KATIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA, MARIA HELENA FARIA ORNELLAS DE SOUZA, SANDRA REGINA BOIÇA SILVA e orientado por THAIS PORTO AMADEU

O trabalho objetiva analisar o planejamento das produes discentes oriundas da disciplina eletiva Tpicos Especiais em Cincias Mdicas Desafios em Educao em Sade, do Programa de Ps-Graduao em Cincias Mdicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pretende-se refletir sobre o potencial dessas produes para fomentar processos de incluso por meio da difuso da informao sobre sade em instituies educacionais e hospitalares. Essa experincia envolveu docentes, discentes dos cursos de mestrado e de doutorado e alunos ouvintes. A tarefa final do curso envolve a produo de materiais didticos voltados para a difuso da informao sobre sade, numa concepo ampliada e multidimensional e inclusiva. No presente trabalho, utilizamos como corpus de anlise dados referentes primeira etapa do planejamento dos materiais didticos, a fim de refletir sobre os temas eleitos, os objetivos e o pblico-alvo das propostas. Esses objetos de reflexo constituram as categorias de anlise do material. Os resultados parciais demonstram que todas as propostas dos trabalhos analisados esto ligadas quebra de paradigma sade/doena no mbito individual e coletivo, abordando mudanas psicossociais e ambientais ou focalizando estratgias pessoais que incidem diretamente nos hbitos dos indivduos. Esses resultados tambm demonstram que a disciplina tem possibilitado o desenvolvimento de crenas de autoeficcia positivas dos discentes em relao rea de domnio especfica da Educao em Sade, provocando inmeras reflexes a respeito da necessidade de mudanas de culturas e prticas dos profissionais de Sade envolvidos, no que se refere ao planejamento de aes didticas numa perspectiva ampliada de sade.

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