Resumo Trabalho

TECNOLOGIA SOCIAL E ESCOLA: UM DIÁLOGO EM BUSCA DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO

Autor(es): IOLANDA DA COSTA DA SILVA

Neste trabalho apresentamos algumas de nossas vivncias durante aes realizadas em uma escola municipal de Itabora, RJ, em 2017, com alunos entre 9 e 13 anos. Nosso objetivo geral: produzir, construir, divulgar e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes tecnologias educacionais presentes no cotidiano escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, dando nfase na Tecnologia Social e seus principais benefcios. Estimulando o dilogo e a participao ativa dos diferentes sujeitos, seus saberes e sua cultura. Pelo meio da metodologia interativa, Thiollent (2006), em nossas primeiras observaes e conversas percebemos a baixa autoestima dos discentes. Na modalidade de Tecnologia Social, as distintas atividades, a partir de um olhar atento, promoveram situaes em que os alunos se percebessem capazes de aprender e ensinar. Os auxiliando na autoreleitura que originou novos olhares si mesmo, os levando a perceberem que nem sempre o olhar alheio nos alcana na totalidade.

Veja o artigo completo: PDF