Resumo Trabalho

O CONHECIMENTO ESCOLAR SITUADO NA CULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CARNAVAL NA ESCOLA

Autor(es): GUSTAVO GUTTLER DOS REIS, MAÍRA DE OLIVEIRA FREITAS e orientado por LUÍS PAULO CRUZ BORGES

Compartilhar a reflexividade proposta por uma experincia sobre a abordagem do tema carnaval, a partir de uma sequncia didtica, o objetivo deste relato. As atividades ocorreram com uma turma de 4 ano do Ensino Fundamental do Instituto de Aplicao Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) e teve a durao de um ms. Metodologicamente, operamos numa lgica de ao-reflexo-ao para produzir conhecimento na e sobre a prtica cotidiana de sala de aula. Utilizamos como instrumentos de registro das atividades: a observao participante, dirio de campo e imagens fotogrficas. Realizamos discusses contextualizadas e crticas sobre a histria das mscaras; a histria do carnaval no Brasil; a vida e obra de Hlio Oiticica; a relao da matemtica com o carnaval; as marchinhas; a relao do samba e do samba enredo com a construo da cidade do Rio de Janeiro e suas questes sociais como racismo e desigualdade. O produto final, e avaliao, foi a construo de um portflio por cada estudante ao longo do processo, com suas produes e textos trabalhados. guisa de concluso, a participao das crianas e o resultado final nos fazem acreditar que essa sequncia didtica tenha gerado nos estudantes um conhecimento mais aprofundado e contextualizado, contribuindo, sobremaneira, para uma produo curricular que ganhe novos sentido em uma construo poltica-epistmica sobre o mundo presente dentro e fora da escola.

Veja o artigo completo: PDF