Resumo Trabalho

CURRÍCULO AFROCENTRADO E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A CULTURA AFRO-BRASILEIRA DENTRO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es): JULIANA TRAJANO DOS SANTOS e orientado por PROFªMSYVONE DE LIMA E SILVA

O discurso de dio e intolerncia racial est cada vez mais presente na sociedade brasileira. Por diversos momentos, tais situaes ganham visibilidade na mdia e, na maioria das vezes, est relacionado populao negra e sua cultura. O etnocentrismo influencia negativamente os processos culturais brasileiros. O espao escolar, diante de tais situaes, deve encontrar maneiras de combater as mazelas geradas no convvio social. A Educao e seu processo de aprendizagem no devem estar desarticulados do contexto cultural em que esto inseridos. Partindo dessas premissas, o currculo escolar deve levar em considerao o contexto scio-histrico de sua instituio de ensino. A Educao Fsica, disciplina obrigatria da Educao Bsica, tambm pode desenvolve a temtica tnico-racial, a fim de combater o etnocentrismo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuies de um currculo afrocentrado nas aulas de Educao Fsica para alunos do Ensino Fundamental I, tendo como pressupostos os Parmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa de natureza prtica e explicativa, do tipo ao. A coleta de dados foi atravs da aplicao de questionrio fechado e entrevista. A amostra foi composta por discentes de duas turmas de 1 ano do Ensino Fundamental I matriculados na Escola Municipal Manuel de Abreu, localizada na Pavuna, Zona Norte do Municpio do Rio de Janeiro. Podemos observar que a representatividade negra nas aulas colaborou de forma positiva para os discentes, na aceitao de sua etnia e de seus familiares, o que pode ser comprovado nas repostas, tanto dos questionrios quanto das entrevistas realizadas.

Veja o artigo completo: PDF