Resumo Trabalho

DIVERSIDADES, ESCOLA E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO PRÁTICAS E SABERES.

Autor(es): MONICA FRANCISCO, LUANE BENTO DOS SANTOS, MAIZA DA SILVA FRANCISCO

Neste trabalho temos como proposta realizar uma anlise histrica e sociolgica acerca dos conceitos de diferena e diversidade e como estes se aplicam no campo educacional, especialmente a prtica educacional. Para este intento, descrevemos as experincias pedaggicas que foram realizadas numa instituio formal de educao (escola) com pblico discente juvenil. Enfatizamos a necessidade de dilogos entre discentes e docentes, em outras palavras, trabalhamos a noo de dialogicidade como tema fundamental para tratar da temtica. Alm disso, abordamos a importncia do advento das legislaes de Histria e Cultura Africana e Afro-brasileira a Lei federal de n. 10.639/2003 e de Histria e Cultura indgena a Lei federal de n. 11,645/2008 que trouxeram maiores visibilidades e preocupaes dos setores de ensino com a temtica da diversidade. Em suma, problematizamos o lugar da diferena e diversidade nas prticas educativas, bem como no contexto de reflexo educacional na contemporaneidade.

Veja o artigo completo: PDF