Resumo Trabalho

ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA CEGUEIRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es): MARIANA DE OLIVEIRA MARTINS DOMINGUES e orientado por RENATA VILANOVA LIMA

A criana, na sua relao com o mundo, percebe e identifica o cdigo escrito desde muito pequena, pois esto envolvidas numa sociedade letrada e visual. Com crianas cegas o contexto de leitura e escrita diferente. A maioria chega a escola sem conhecimento do sistema de escrita braille. O relato tem como objetivo pontuar aspectos importantes para a educao de cegos, principalmente, na etapa de alfabetizao, visando a qualidade nas prticas pedaggicas. A alfabetizao na perspectiva da criana cega envolve dois aspectos importantes: a utilizao dos sentidos remanescentes e o conhecimento de mundo. No h incluso sem conhecimento dos fatores relevantes da pessoa com deficincia e estratgias para vencer os desafios que se apresentam. Portanto, conhecer o sujeito cego e sua particularidade quanto aos processos de aprendizagem colabora para a real participao e formao educacional do aluno. A maneira como as crianas cegas so conduzidas no percorrer do processo de formao educacional pode reelaborar o comportamento delas compondo caminhos novos e potencializando o desenvolvimento.

Veja o artigo completo: PDF