Resumo Trabalho

O ELO ENTRE A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA E A EDUCAÇÃO: O PAPEL E OS SIGNIFICADOS DA ESCOLA PARA OS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Autor(es): LUCÉLIA MARIA DA SILVA e orientado por ELAINE TERESINHA DAL MAS DIAS

O presente estudo um pequeno fragmento das reflexes que j foram realizadas no processo de estruturao da dissertao de mestrado que se encontra em construo, tendo como referncia buscar compreender de forma sistemtica qual o papel que a escola ocupa na vida dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, partindo da premissa trazida pela Doutrina da Proteo Integral que os reconhecem enquanto sujeitos de direitos. Propondo uma discusso que visa responder os principais entraves que decorrem da interface entre medida socioeducativa e a escola, dando um novo olhar para essa questo social que tanto tem sido tratada de forma simplria, mesmo sendo citada por grandes pensadores como um elo de suma relevncia no processo de transformao social e na busca por um mundo melhor possvel. No que diz respeito ao referencial terico para o desenrolar das anlises e pesquisa, foi institudo a teoria do Pensamento Complexo, desenvolvida por Edgar Morin, que discorre sobre os desafios, as incertezas, a incompreenso para uma compreenso de mundo e do outro, propondo que atravs da educao podemos nos despir de possveis preconceitos e discriminaes, em busca de outro olhar, e caminhar para uma sociedade mais humanizada e humanizadora.No decorrer do processo ser importante entender os principais desafios encontrados pelo adolescente na condio de conflitualidade com a lei, principalmente no que se refere a sua relao com a educao formal.

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