Resumo Trabalho

AUTORREGULAÇÃO EFETIVA E AFETIVA DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Autor(es): ADRIANA GUIMARÃES DE OLIVEIRA e orientado por DIRCEU PEREIRA DOS SANTOS

Este trabalho tem como pbico alvo o aluno do curso tcnico concomitante de Eventos do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), localizado na cidade de Cabo Frio/RJ. O aluno que ingressa nesse curso traz consigo duas caractersticas: apresenta lacunas na formao bsica ou alcanou uma formao bsica razovel, mas no consegue acessar o seu repertrio de conhecimentos. A partir da anlise dos contedos do curso e da identificao do conhecimento prvio do aluno sobre o idioma, alm de uma investigao dos traos socioemocionais desse aluno, pretende-se conduzir uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, que viabilize uma proposta de ensino-aprendizagem autorregulada e afetiva, buscando conferir-lhe a possibilidade de gerir pensamentos, sentimentos e atitudes mais autnomas. Um estudo de caso de natureza interpretativa, de investigao participante, envolvendo uma experincia em contexto pedaggico. Para alcanar tal estado, o currculo do curso ser avaliado em comparao com outros currculos, de instituies que tambm ofeream o curso de Eventos, observando se, em Lngua Inglesa, a matriz atende s necessidades do profissional a ser formado, para os devidos ajustes. Em seguida, os alunos sero convidados a realizar um questionrio socioemocional para a investigao das competncias socioemocionais/afetivas desenvolvidas ou no ao longo da sua trajetria educacional formal e no formal. Alm disso, haver um momento de avaliao diagnstica escrita e oral, para acessar, dentro da matriz curricular, as estruturas gramaticais, funes e vocabulrio j conhecidos dos alunos. Coletadas as informaes, aps discusso em grupo, um trabalho personalizado ser proposto, com atividades a serem realizadas a mdio prazo, de modo que metas, estratgias individuais de aprendizagem e formatos de auto-avaliao do processo sejam negociados. Ser sugerida a produo de um dirio de investigao. Ao fim do mdulo, os alunos repetiro seus questionrios e avaliaes. O trabalho vem se construindo, tomando como base pesquisadores na rea da educao como: AUSUBEL, VYGOTSKY, FREIRE, entre outros que sero discutidos ao longo do seu processo de elaborao. Dessa forma, com a literatura cientfica, espera-se contribuir com uma metodologia que ajude professores e alunos, durante o processo de ensino-aprendizagem da Lngua Inglesa.

Veja o artigo completo: PDF