Resumo Trabalho

ESCUELA PUBLICA (COLONIA DEL SACRAMENTO, URUGUAY): UMA ANÁLISE METODOLÓGICA ENSINO/AVALIATIVO/DIDÁTICO NA MATEMÁTICA

Autor(es): JONATHAN MACHADO DOMINGUES

O relato de experincia resultado da ida Colnia do Sacramento (Uruguai), no qual teve como objetivo a compreenso da metodologia de ensino/avaliativa nas sries iniciais (exclusivamente ao ensino da Matemtica) que so usadas na escola pblica da provncia uruguaia que est sendo estudada. Para elaborao deste estudo foi de extrema importncia uso de entrevista semi-estruturada com diretor da escuela publica. Ademais, foram analisados os livros didticos utilizados nas classes inicias (cuadernos escolares para hacer matemtica). Todavia, para complementao deste estudo, foram utilizados livros e peridicos. Como norteadora deste material, teve como principal referncia a experct Irene de Albuquerque (1953). Igualmente, mesmo Colnia sendo conhecida pelo turismo, atravs da entrevista realizada com o diretor, pode concluir que, o investimento educao nvel nacional. No existindo diferenas entre os estados que constitui a nao. De resto, ntida como a metodologia ldica est incorporada no planejamento das atividades, fazendo-o uma desconstruo clara de como deve ser uma sala de aula e consigo o currculo/didtica. Com essa desconstruo, o currculo/avaliao/didtica, acaba adaptando-se a criana. Com isto, estes sujeitos acabam criando e reinventando o meio que se encontram.

Veja o artigo completo: PDF