Resumo Trabalho

HISTÓRIAS DE VIDA E AS ESTRATÉGIAS DE SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS ORIUNDOS DAS CLASSES POPULARES

Autor(es): LOURRANNY SANTOS PAIXAO DA CONCEIÇÃO

Resumo Este estudo nasce da necessidade em compreender as boas situaes escolares de universitrios oriundos da classe popular. A investigao, parte da hiptese de que existem diferenas secundrias entre as famlias de meios populares que poderiam explicar a alternncia entre sucesso e fracasso escolar mesmo em situaes to prximas. O referencial terico teve o embasamento de autores como Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, da sociologia francesa, juntamente com o auxlio de autores brasileiros que tratam do tema a partir da nossa realidade. Tratam-se de estudos mais recentes que abordam, a escolarizao das camadas populares e transformam o sucesso escolar "estatisticamente improvvel" em objeto de estudo, proporcionando os conhecimentos para desenvolver este artigo. A pesquisa permite um efetivo dilogo com a prtica, pois esse tema surge tambm, porque venho da classe popular. Convivo com amigos que possuem uma histria parecida com a minha e esses fatos me levaram a pensar a questo. Busquei tambm considerar o fato que, apesar de situaes adversas, como ausncia de um capital cultural valorizado pelas instituies de ensino pblico e falta de recursos materiais, alguns alunos conseguem ser uma exceo regra, alcanar o sucesso escolar e um destaque acadmico. Este trabalho leva ao questionamento sobre o que tornaria tais estudantes uma exceo, se comparar os mesmos com os outros alunos que teriam todas as condies para um bom desempenho. Para tal, como recurso metodolgico, a pesquisa valeu-se de entrevistas e narrativas colhidas junto aos alunos da UFF.

Veja o artigo completo: PDF