Resumo Trabalho

JOVENS E ADULTOS NA EJA E AS RELAÇÕES SOCIAIS COM A ESCRITA

Autor(es): ROSIMERE PEREIRA MANZANI LAGARES e orientado por CECÍLIA MARIA ALDIGUERI GOULART

O presente artigo apresenta resultados parciais de dissertao de mestrado concluda cujo objetivo foi compreender como a leitura e a escrita se materializam na vida de sujeitos da Educao de Jovens e Adultos (EJA), analisando seus enunciados. Entendendo que vivemos em uma sociedade letrada, reconhecemos que os sujeitos pesquisados estabelecem cotidianamente relaes com a leitura e a escrita. Buscou-se compreender em que situaes sociais do cotidiano de sujeitos da EJA as atividades de leitura e de escrita esto presentes. Os sujeitos em questo so alunas das fases IV e V da EJA de uma escola da rede municipal de Petrpolis, no estado do Rio de Janeiro. O referencial terico est fundamentado na perspectiva histrico-cultural com destaque para a teoria da enunciao de Bakhtin (1997, 2006, 2011). A metodologia adotada foi inspirada na concepo de entrevista compreensiva de Kaufmann (2013) por meio da qual as pessoas jovens e adultas participantes da pesquisa enunciaram as relaes estabelecidas com a escrita a partir de perguntas abertas. A reviso de literatura deixou claro o quo restrita a produo acadmica acerca do objeto de estudo: as relaes sociais que jovens e adultos da EJA estabelecem com a leitura e a escrita. A pesquisa busca contribuir para a literatura acadmica acerca da funo social da escrita na vida de sujeitos da EJA.

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