Resumo Trabalho

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ENFERMAGEM PARA O PROCESSO DE ENSINO.

Autor(es): MARCELLE LOUREIRO TERRA e orientado por DR. DIRCEU PEREIRA DOS SANTOS

O referido trabalho parte integrante de uma pesquisa de mestrado em andamento que visa verificar a contribuio do laboratrio didtico em sade para o processo de forma-o profissional em graduandos de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ. A prtica de enfermagem tem como caracterstica o desenvolvimento de diferentes habilidades afetivas, cognitivas e psicomotoras fundamentais. Esta reviso da literatura tem como objetivo identificar na produo cientfica de que forma os laborat-rios didticos em sade esto contribuindo para o processo de ensino em Enfermagem. A busca foi realizada na base de dados Scopus, e aps o enquadramento com a temtica a amostra foi composta por 18 documentos. Nenhum possui acesso aberto, 17 foram escritos em Ingls, teve aumento significante de publicaes no ano de 2015. Total de onze artigos abordaram o uso do laboratrio relacionado a prticas simuladas para o de-senvolvimento eficaz de diferentes habilidades e tomada de deciso. Foi possvel identificar que os laboratrios tm auxiliado o ensino, e somado ao uso de simulao voltada para realidade e a utilizao de metodologias ativas contribui para a efetivao do processo de ensino-aprendizagem.

Veja o artigo completo: PDF