Resumo Trabalho

REPENSANDO TERMINOLOGIAS E CONCEITOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autor(es): JOANA DA ROCHA MOREIRA e orientado por ALLAN DAMASCENO ROCHA

O cenrio apresentado no cotidiano da escola indica pouca reflexo dos profissionais acerca das terminologias e conceitos da educao especial e do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os termos especficos so usados sem a conscincia do que eles representam. O objetivo desse trabalho apresentar e suscitar a reflexo sobre as nomenclaturas mais utilizadas atualmente levando o leitor a compreender que cada vocbulo carrega conceitos que esto intimamente relacionados com o contexto onde esto inseridos. O espao e tempo tem forte influncia sobre a concepo das pessoas. O trabalho est sendo construdo atravs de pesquisa bibliogrfica, observao e conversa dirigida com docentes no ambiente escolar. Os resultados parciais apontam que o a maioria dos participantes considera a mudana como uma espcie de atualizao habitual sem aprofundar nas ideias. A conscientizao sobre essas questes fundamental tendo em vista que existem pontos implcitos no vocabulrio adotado e que a modificao no apenas de nomenclatura, mas sim de paradigmas.

Veja o artigo completo: PDF