Resumo Trabalho

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: O QUE SE TEM PESQUISADO SOBRE ESTE TEMA?

Autor(es): BÁRBARA BRAGA WEPLER e orientado por MÁRIO JOSÉ MISSAGIA JUNIOR

Com o tempo, a Educao Especial passou por mudanas e obteve avanos significativos no que se refere ao direito a educao de alunos com deficincia. Desta forma, foram surgindo iniciativas e leis foram criadas para garantir os direitos da pessoa com deficincia, seja no acesso as instituies de ensino como em outros aspectos da vida do indivduo. Segundo dados do Censo Escolar do ano de 2014 (MEC) houve um aumento no nmero de matrculas de alunos com deficincia nas escolas regulares. Sendo assim, a chegada cada vez maior de alunos com deficincia no espao escolar faz com que as escolas revejam suas prticas e se modifiquem para contemplar a todos os alunos. Dentre as deficincias que se apresentam na escola, temos a Deficincia Mltipla (DMU), que caracterizada como a associao de duas ou mais deficincias. Alguns autores relatam sobre a pouca produo cientfica em relao aos processos de ensino e aprendizado de alunos com Deficincia Mltipla. Diante deste dado e da necessidade de buscar informaes, o presente trabalho tem como objetivo analisar artigos e trabalhos acadmicos que sejam direcionados a Deficincia Mltipla e perceber do que se tratam os mesmos. Para responder a problemtica sugerida por este trabalho, foi feita uma reviso de literatura, e desse levantamento inicial, pretende-se verificar o que se tem pesquisado sobre a Deficincia Mltipla no Brasil, visando contribuir para as pesquisas e possibilitando um dilogo que possa ampliar a viso sobre esta rea.

Veja o artigo completo: PDF