Resumo Trabalho

A CRIANÇA E AS ARTES VISUAIS: UMA PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autor(es): BIANCA CRISTINA DA SILVA TRINDADE e orientado por RENATO NOGUERA

RESUMO Nesta pesquisa com crianas, expresso sobre algo que sempre me inquietou muito na escola, desde meu tempo de menina, o racismo, silenciado na escola.. Acredito que hoje esse ainda se faz presente nas relaes sociais, pois as crianas negras ainda sofrem preconceitos nas escolas. O racismo segrega, exclui, e silencia na escola. Revela-se um marco, para as desigualdades sociais em nosso pas. E se reflete como um grande problema na sociedade de ontem e de hoje. Este dilogo nos faz refletir sobre: O que contam as crianas pequenas sobre racismo? Por que a igualdade racial um desafio para os sistemas de ensino? Como as Artes Visuais podem ajudar neste processo? Este estudo prioriza a viso da criana como ator social, uma vez que desejada a sua fala. E pensando na importncia da escuta das crianas, e na sua participao na educao da chamada primeira infncia, e na desconstruo do racismo, se faz relevante. Analisar e refletir o papel das Artes Visuais exerce dentro do cenrio educacional, como recurso pedaggico a ser utilizada para construo de Identidade da criana, em especial as crianas negras, na Educao Infantil. Palavras -Chave: A criana. Artes Visuais. Educao Infantil. Relaes tnico- Raciais.

Veja o artigo completo: PDF