Resumo Trabalho

AS RODAS DE CONVERSAS COMO TECNOLOGIA SOCIAL E AS ARTES DE FAZER E FAZER-SE PROFESSOR

Autor(es): GABRIELA CARVALHO PEREIRA, IZAURA DOS SANTOS ALMEIDA, JOCELIS AMARAL GABRIEL, TATIANE RODRIGUES SOUZA e orientado por REJANY DOS S. DOMINICK

Neste trabalho focamos na narrativa das aes de interao escola-universidade que acontecem no espao escolar. No projeto de ensino, pesquisa e extenso buscamos a produo de reflexes crticas que gerem aes de interlocuo entre os diferentes saberes sobre os usos das tecnologias na educao e que precisam interagir no cotidiano da formao de professores. A escola ncleo deste trabalho fica na Baixada Fluminense, no segundo distrito do municpio de Caxias, no bairro de Campos Elseos. Eram identificados alguns problemas de relacionamento que afetavam o trabalho dos docentes e sua arte de fazer e fazer-se professor. Partindo de uma interveno esttica no ambiente escolar passamos a discutir a possibilidade de mudanas nos processos pedaggicos. As rodas de conversas, como Tecnologia Social, assumiram o papel de espao de mediao visando proporcionar um bom convvio, superando alguns conflitos existentes no ambiente escolar e melhorando as diferentes relaes

Veja o artigo completo: PDF