Resumo Trabalho

AUTORREGULAÇÃO DA SAÚDE: ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS PARA JOVENS CONCLUINTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(es): NÍVEA CAROLINE DE MELLO FRUTUOSO, JULIANA FRANÇA DA COSTA, MARIA HELENA FARIA ORNELLAS DE SOUZA, CAMILA MUNIZ CAPILUPI e orientado por THAÍS PORTO AMADEU

O presente trabalho refere-se a um relato de experincia na elaborao de um produto pedaggico denominado kit educacional como critrio de aprovao para a Disciplina Conceitual e Metodolgica II, oferecida pelo Programa de Ps-Graduao em Cincias Mdicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Esta disciplina tem como tema Desafios em Educao em Sade e dialoga com conceitos relacionados a autorregulao da sade, cuja um subconjunto da Teoria Social Cognitiva (TSC) de Albert Bandura. Este kit educacional tem como pblico alvo discentes do terceiro ano do ensino mdio que esto em perodo de preparao para o vestibular e que no entanto, no conciliam o tempo de estudo com outras atividades importantes no dia a dia, como a prtica de exerccio fsico. O objetivo deste kit, portanto, apresentar aos jovens os benefcios da prtica de atividade fsica para a sade, tendo a dana como um meio de atingir tal objetivo. Alm disso, desafia-lo a ser capaz de autorregular sua vida, ou seja, planejar, executar e avaliar aes que possam favorecer no s a sua vida acadmica como tambm se tornando um jovem mais ativo.

Veja o artigo completo: PDF