Resumo Trabalho

UM ESTUDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA TIA CIATA: ESCOLARIDADE, TRABALHO E VULNERABILIDADE SOCIAL

Autor(es): AUREA CRISTINA RAMOS DE NOVAES e orientado por CLAUDIA OLIVEIRA FERNANDES

Este artigo parte de uma pesquisa concluda, que culminou com uma dissertao de mestrado escrita a partir de reviso documental e entrevistas, tratando de alguns aspectos do projeto da Escola Tia Ciata (ETC), tais como a questo do trabalho, do resgate da autoestima e da valorizao da histria de vida de jovens em situao de rua ou moradores de comunidades carentes com defasagem na escolaridade. O projeto poltico pedaggico da Escola, de carter experimental, implantado na dcada de 1980 no governo estadual de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, visava melhor atender a demanda trazida por aqueles alunos, tendo em vista compensar um histrico de fracasso escolar, uma vez que as demais escolas da rede no obtinham sucesso. Considerando essa realidade peculiar, a Escola Tia Ciata pensou o currculo e o mtodo pedaggico como para uma escola no seriada, terminando esse ciclo escolar na chamada 4 srie do ensino fundamental. Boa parte dos alunos que frequentava a Escola Tia Ciata, tinha uma relao pssima com a imagem de escola, em funo de sua experincia de fracasso escolar, atravs de sistemticas reprovaes. Para saber o papel que a ETC exerceu na escolarizao de adolescentes em situao de vulnerabilidade social foram discutidos os conceitos de trabalho, vulnerabilidade social e escolaridade. Autores como Paulo Freire, Gaudncio Frigotto, Eveline Algebaile, Miguel Arroyo, entre outros, nos ajudaram a pensar sobre a complexa temtica, que no se esgota com essa reflexo proposta, mas que revelou o quanto possvel lidar com essa realidade, desde que haja vontade poltica e abertura para alternativas inclusivas possveis.

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