Resumo Trabalho

LER PARA APRENDER: O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA O APERFEIÇOAMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): MARLA LOBOSCO PINTO e orientado por KATIA REGINA XAVIER PEREIRA DA SILVA

A presente pesquisa trabalha com o seguinte problema: em que medida o ensino de estratgias autorregulatrias pode aperfeioar a compreenso leitora de estudantes do 5 ano do Ensino Fundamental? Parte-se do pressuposto de que o processo de autorregulao da aprendizagem no algo inato, ou seja, a criana no nasce autorregulada, mas pode vir a construir estratgias autorregulatrias no decorrer do processo de escolarizao. Algumas condies sociais, pessoais e do ambiente podem contribuir para que os alunos sejam mais competentes no seu processo autorregulatrio. De acordo com a literatura acadmica, dentre as fontes que favorecem a autorregulao da aprendizagem podemos mencionar as fontes sociais que envolvem a colaborao de adultos, professores, pais e colegas e as experincias diretas. Levando em conta a importncia da participao dos professores nesse processo, busca-se com esta pesquisa para o desenvolvimento da autorregulao da aprendizagem para o aperfeioamento do processo da compreenso leitora de alunos do 5 ano do Ensino Fundamental, a anlise da relao entre as estratgias de leitura e as estratgias de autorregulao da aprendizagem, ou seja, visa a perceber como alunos, que fazem o uso das estratgias de aprendizagem, se saem em atividades de compreenso leitora. Trata-se de um estudo de interveno classificado como um estudo de caso de carter descritivo, exploratrio e de abordagem qualitativa e quantitativa. O universo que est sendo investigado composto por 20 alunos do 5 ano do Ensino Fundamental de uma escola privada situada no municpio de So Gonalo, Rio de Janeiro. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados para fazer a comparao das diferentes estratgias. Um deles foi uma atividade de avaliao utilizando a tcnica de Cloze com o objetivo de mapear o nvel de compreenso leitora dos resultados, e o outro foi a Escala de Avaliao das Estratgias de Autorregulao da Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF); uma escala que visou a identificao do grau de conhecimento dos estudantes em relao s estratgias de autorregulao da aprendizagem.

Veja o artigo completo: PDF