Resumo Trabalho

O HOMEM COMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE.

Autor(es): LEONARDO DA SILVA PEREIRA

Este trabalho busca refletir sobre o lugar ocupado por homens enquanto docentes na Educao Infantil e, assim, desmistificar que a docncia no uma atividade de um gnero especfico. A estratgia metodolgica est baseada na pesquisa em educao de abordagem qualitativa. Optamos como estratgia metodolgica o uso de reportagens e questionrio semiestruturado. Pretende-se abordar e conhecer as questes de gnero na docncia com foco na problematizao de homens na docncia da Educao Infantil. O preconceito ainda grande em relao aos professores do gnero masculino, inclusive por marcas culturais. Os homens na docncia ainda enfrentam alguns complicadores como a desconfiana familiar tornando-os vtimas de preconceitos e discriminaes, inclusive como pedfilos em potencial. Assim, percebe-se o quanto a escola tem dificuldade de enfrentar questes de diversidade inclusive no que tange a gnero e sexualidades. fundamental o contato dos sujeitos com a pluralidade de gnero desde a mais tenra idade para contribuir na formao e construo de sua identidade, alm de aprender a respeitar e conviver com a diversidade. A escola precisa estar preparada para trabalhar com a pluralidade, pois nela que se encontra o lcus para a valorizao das diferenas que nos constituem enquanto sujeitos sociais.

Veja o artigo completo: PDF