Resumo Trabalho

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO APOIO À DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICADO IFRJ/CAMPUS VOLTA REDONDA

Autor(es): GLAUCE CORTEZ PINHEIRO SARMENTO, GABRIELE MARIA BAPTISTA CORDEIRO, GIOVANA DA SILVA CARDOSO, NYKOLLE FABIANE CAMILO FERNANDES

Nos cursos de licenciaturas comumente as disciplinas so ofertadas na modalidade presencial e nos cursos a distncia as disciplinas so ofertadas na modalidade online. As duas modalidades ocorrem de formas distintas, no entanto, por que no usufruir de ferramentas de cursos online para a aprendizagem presencial? Esse um dos questionamentos que gerou a utilizao do que vem sendo chamado de blended learning na disciplina Estgio Curricular Supervisionado II (ECS II). Nesse contexto, este trabalho apresenta a experincia com o uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle como apoio disciplina de Estgio Curricular Supervisionado para os cursos de licenciatura em Fsica e Matemtica do IFRJ campus Volta Redonda. O objetivo do estudo analisar as impresses dos alunos em relao ao primeiro contato com uma disciplina mista (presencial e online), verificando quais os pontos so levantados como vantagens e limitaes por estes. Para isso, foi aplicado um questionrio com perguntas abertas e fechadas aos 27 estudantes matriculados em ECS II, dos quais 16 deram retorno. Por meio das respostas recebidas foi possvel perceber que o formato em que a disciplina tem sido desenvolvida est agregando conhecimentos importantes para a formao dos alunos. Os resultados apontam tambm que foram percebidos como limitaes da integrao do Moodle na disciplina ECS II os problemas com a internet e a dificuldade de encontrar as informaes na plataforma. No entanto, as vantagens prevaleceram, destacando-se a praticidade na execuo das tarefas, facilidade na comunicao, potencialidades da interao em chats e fruns, entre outros. Espera-se que esta iniciativa promova reflexes com intuito de possibilitar o estudo da modalidade de educao mista nos cursos de Licenciaturas e o contato dos estudantes com as tecnologias, ainda insuficientes em nossa instituio.

Veja o artigo completo: PDF