Resumo Trabalho

RUÍNAS, QUANDO O ERRO SE TORNA ALGO PRECIOSO: ANALISANDO TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DA EJA

Autor(es): DANY THOMAZ GONÇALVES

Os adultos em fase de escolarizao tardia produzem grafias no convencionais (TENANI e REIS, 2011) encontradas tambm em produes de pessoas com mais escolaridade. Com base em Corra (2004) e de Tenani e Reis (2011) que tm como referncia as relaes intergenricas de Bakhtin (2011), buscamos compreender as grafias no convencionais expressas no discurso escrito de alunos da Educao de Jovens e Adultos (EJA) em processo de escolarizao como indcios de um movimento entre a oralidade e a escrita que prescreve uma relao intergenrica. Atravs do paradigma indicirio (GINZBURG, 2002), encontramos 128 ocorrncias de indcios das quais 31 foram analisados de forma particular divididos em trs grupos: os da ausncia da marca de infinitivo nos verbos; os da troca da conjuno adversativa mas pelo advrbio de intensidade mais; e os da troca de e por i ; a troca de u por o e tambm a troca por l.

Veja o artigo completo: PDF