Resumo Trabalho

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INÍCIO DA DOCÊNCIA: APONTAMENTOS SOBRE O DESENCANTO COM A PROFISSÃO

Autor(es): DANIELE RODRIGUES DOS SANTOS, MÔNICA VASCONCELLOS e orientado por MÔNICA VASCONCELLOS

Resumo: O presente trabalho apresenta parte dos dados de uma pesquisa que tem por objetivo identificar e analisar os elementos mais significativos, apontados por professores iniciantes, acerca das razes pelas quais abandonaram o magistrio. Em funo desta investigao levantamos e sistematizamos informaes relacionadas produo acadmica publicada nos ltimos dez anos - 2007 a 2017 - nos Anais de trs importantes eventos da rea da Educao: Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao (ANPED); Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino (ENDIPE) e Congresso Internacional Sobre Professores Principiantes e Insero Profissional Docncia. Nos debruamos, tambm, sobre o material disponvel no Banco Digital de Teses e Dissertaes (BDTD). As informaes adquiridas foram selecionadas, organizadas e sistematizadas em trs tabelas, cujos dados foram descritos e analisados em acordo com o referencial terico da rea. Os resultados apontam para uma considervel carncia na produo de pesquisas relacionadas evaso docente, sinalizando a necessidade de direcionamento de futuros trabalhos que abordem e desenvolvam este tema. Acreditamos que a realizao de estudos que relacionem formao de professores, incio da docncia e abandono do magistrio, poder contribuir de maneira significativa para a construo de polticas pblicas educacionais e para a composio de programas de insero docncia comprometidos com a entrada e a permanncia na carreira docente, assim como com sua valorizao. Palavras chave: abandono do magistrio; formao de professores; incio da docncia.

Veja o artigo completo: PDF