Resumo Trabalho

PRÁTICAS INOVADORAS DE CO-FORMADORES: CAMINHOS PERCORRIDOS NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(es): PATRÍCIA GOMES PASSOS e orientado por PROFª. DRª MÔNICA VASCONCELLOS

Com a finalidade de identificar e analisar percepes de professores iniciantes acerca das relaes entre as prticas inovadoras implementadas por seus co-formadores e a constituio do seu fazer pedaggico, iniciamos em maro de 2018 o desenvolvimento de uma pesquisa pautada pela abordagem qualitativa. As discusses que atravessam este tema tm nos instigado a buscar respostas para os nossos questionamentos: Onde e como, um professor aprende a ensinar? Em que medida, os cursos de licenciatura e, principalmente, os estgios supervisionados criam espaos para que o futuro professor aprenda a ensinar e a justificar suas escolhas? O que esperar das escolas que recebem os licenciandos e qual , de fato, o papel do professor colaborador/co-formador neste contexto? Estas indagaes vm ajudando a delinear a pesquisa, ora iniciada, cujos procedimentos metodolgicos encontram-se em processo de constituio. Simultaneamente, temos nos dedicado busca, seleo e anlise da produo bibliogrfica relacionada ao tema, em diferentes bases de dados e, em paralelo, a busca por sujeitos.

Veja o artigo completo: PDF