Resumo Trabalho

A CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA ALAGOANA: A VOZ DOS GESTORES ESCOLARES

Autor(es): EVA PAULIANA DA SILVA GOMES, GIVANILDO DA SILVA, ALEX VIEIRA DA SILVA, FERNANDA SANTOS DO NASCIMENTO e orientado por INALDA MARIA DOS SANTOS

presente trabalho teve como objetivo geral analisar a concepo e atuao de gestores sobre a gesto escolar na capital alagoana; e como objetivos especficos: compreender como se d o trabalho desses gestores na escola pblica e identificar se h um carter centralizador ou democrtico nas aes do cotidiano no trabalho dos gestores escolares. Para alcanar os objetivos, utilizou-se a abordagem qualitativa como aspecto metodolgico, tendo o estudo de caso como tcnica de pesquisa, com caractersticas descritiva e interpretativa, objetivando compreender a problemtica no contexto scio-histrico. Os sujeitos da pesquisa foram a gestora da escola e a coordenadora pedaggica da instituio pesquisada. Os resultados apontaram que: a) a concepo defendida pelos gestores para a escola pblica participativa; b) a atuao da gestora rompe com os tabus de que a gesto pedaggica exclusivamente funo do coordenador pedaggico; c) os gestores agem em funo da melhoria educacional e favorecem uma gesto compartilhada com os demais profissionais; e, por fim, d) a defesa por uma escola pblica de boa qualidade um princpio que surge em grande intensidade no discurso dos gestores.

Veja o artigo completo: PDF