Resumo Trabalho

GÊNERO E CURRÍCULO EM CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS QUESTÕES DE GÊNERO A PARTIR DAS MATRIZES CURRICULARES DA UERJ E DA UFF

Autor(es): CAROLINA CASTRO SILVA e orientado por HUSTANA MARIA VARGAS

Este trabalho visa dar uma perspectiva das anlises que vm sendo feitas atravs das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia ofertados por duas instituies pblicas de ensino superior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF) sob o ponto de vista das questes de gnero. Compreendendo que o espao universitrio deva ser constitudo por campos de discusso e aprendizagem, entende-se que seja de suma importncia o acolhimento de temticas consideradas centrais formao democrtica do futuro educador, sobretudo em curso com predominncia de mulheres em seu corpo docente e discente. Desta forma, o estudo centra-se em dois movimentos iniciais de investigao: o mapeamento das disciplinas e suas respectivas ementas para que se verifique a existncia ou no da temtica de gnero nos currculos acadmicos, e o conhecimento dos docentes responsveis por tais matrias, atravs da anlise dos Currculos Lattes, para num segundo momento, entrevistar alguns dentre estes. Tendo em vista os tempos diria que sombrios que estamos vivendo em nosso pas, podemos inferir que a insero e o dilogo sobre a perspectiva de uma Pedagogia voltada para o feminismo - movimento que visa demonstrao das diferenas e busca pela igualdade entre os sexos - seja importantssima para o contexto social brasileiro atual. Por isso, o objetivo de identificar, promover e socializar como UERJ e UFF tm formado seus professores, nos d um vislumbre sobre como as universidades tm buscado o enfrentamento dos desafios postos pela sociedade brasileira.

Veja o artigo completo: PDF