Resumo Trabalho

MODELOS DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: PROJETOS FALIDOS

Autor(es): ANNA CLARA RODRIGUES SONDAHL BIBIANI e orientado por TALITA VIDAL PEREIRA

Esse trabalho busca investigar os impactos que a projeo de modelos identitrios idealizados de docncia produz nos processos de formao dos licenciandos em Pedagogia. O estudo se desenvolve a partir do pressuposto de que preciso questionar projetos de formao docente que projetam modelos idealizados de docncia. Projetos que se articulam em torno de concepes fixas e idealizadas de identidade profissional, ainda muito presentes no campo. O argumento central que essa idealizao pode comprometer o engajamento dos estudantes em seu processo de formao, uma vez que o modelo padro ideal apresentado como horizonte no se mostra capaz de ser alcanado pelos licenciandos, constituindo, assim, um possvel obstculo formao. No estudo so destacadas as disputas em torno de perfis docentes assumidos como os mais adequados no campo da formao de professores, perfis que favorecem a constituio de esteretipos sobre o professor, o aluno e a escola. Como campo emprico foram realizadas entrevistas com estudantes do curso de Pedagogia com o objetivo de analisar qual a percepo que os mesmos tm sobre as expectativas dos docentes em relao a formao do pedagogo. Para tanto, busco viabilizar a discusso da formao docente como projetos identitrios em disputa questionando uma concepo de identidade fixa e idealizada ainda muito presente no campo.

Veja o artigo completo: PDF