Resumo Trabalho

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POTENCIAL ESPAÇO DE RESISTÊNCIA DA CLASSE TRABALHADORA

Autor(es): MARIANA LINHARES PEREIRA RESENDE, JAQUELINE PEREIRA VENTURA

Este trabalho discute o potencial da Educao de Jovens e Adultos (EJA) como espao organizativo e de resistncia da classe trabalhadora. Compreende que os cursos de EJA podem se constituir em locus potencial para a conscincia de classe e defende que o reconhecimento do carter de classe da EJA que d homogeneidade ao conjunto heterogneo dos sujeitos dessa modalidade. Retoma, brevemente, a histria da EJA no Brasil e mostra sua ligao com os investimentos feitos pelo capital, de um lado, e pela prpria classe trabalhadora, de outro. Serve-se, entre outras contribuies, das teorias pedaggicas de Paulo Freire e Demerval Saviani. Conclui que analisar a EJA a partir de experincias que exploram as contradies abertas pelo prprio sistema capitalista pode contribuir com ferramental terico e prtico para a construo de uma educao pblica de carter contra-hegemnico.

Veja o artigo completo: PDF