Resumo Trabalho

O CORPO E O LÚDICO COMO PARCEIROS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MUSICAL

Autor(es): SAMUEL DE ANDRADE GOMES, MARCO ANTONIO SANTORO SALVADOR

Ao entrarem na escola para o ensino fundamental, muitas crianas encaram a nova etapa como algo muito srio e distante das brincadeiras que vivenciavam na Educao Infantil. Isso sugere um estranhamento que pode levar desmotivao no processo de aprendizagem. A mesma coisa acontece no ensino de Msica na Educao Bsica. Diferente da escola vocacional, para a qual vo alunos com interesse na aprendizagem musical, o professor da Educao Bsica precisa conquistar o alunado heterogneo de uma turma regular. No h lugar para um ensino focado exclusivamente na teoria musical. Ainda mais quando pensamos em crianas que esto entrando no Ensino Fundamental. Nesse contexto, a presente pesquisa em andamento pretende investigar as possibilidades de um trabalho musical focado em atividades ldico-corporais, nas quais a vivncia de jogos e brincadeiras possa contribuir para uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. Sendo parte essencial de um Mestrado Profissional em Prticas da Educao Bsica, a pesquisa inclui a construo de um produto, que ser um caderno de atividades com jogos e brincadeiras, a ser aplicado com uma turma de 1 ano do EF no Colgio Pedro II. O desenho da pesquisa configura-se como um estudo de caso exploratrio, no qual a coleta de dados ser feita por meio de entrevistas, gravao de vdeos e dirio com relatos observacionais. Ao fim do processo, os dados sero analisados de forma qualitativa. Espera-se com este estudo encontrar evidncias de que a ludicidade e a corporeidade sejam efetivos parceiros na construo de uma significativa aprendizagem musical.

Veja o artigo completo: PDF