Resumo Trabalho

A AUTORIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autor(es): MARINA PASSOS RIBEIRO DA SILVA, PÂMELA SUÉLLI DA MOTTA ESTEVES e orientado por MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA

Este artigo fruto da minha insero enquanto bolsista de iniciao cientfica em pesquisas no mbito do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educao e Cultura (GECEC), vinculado ao Programa de Ps-Graduao em Educao de uma universidade do Rio de Janeiro, sob a orientao do professor Marcelo Andrade e a coorientao da professora Pmela Esteves. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma escola estadual de Ensino Mdio, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Assim, com base no tratamento dos dados coletados atravs de entrevistas realizadas com 10 (dez) professores/as de Ensino Mdio, passei a dedicar os meus estudos sobre a temtica autoridade docente. A partir do roteiro de entrevistas elaborado e aplicado no projeto de pesquisa intitulado Hannah Arendt e a educao: educar para o pensamento e contra a barbrie, optei em analisar o tema da autoridade, uma vez que situaes relacionadas esta temtica foram recorrentes entre as narrativas dos/as professores/as entrevistados/as e tambm se fez presente durante uma experincia de estgio supervisionado na disciplina de Prticas de Ensino em Matrias Pedaggicas, tornando-se assim, um campo de interesse/investigao. Dessa forma, este artigo tem como objetivo mais amplo contribuir para o projeto de pesquisa institucional do GECEC − Hannah Arendt e a educao: educar para o pensamento e contra a barbrie, compreendendo, a partir do discurso dos/as professores/as, como a autoridade se faz presente em suas prticas.

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