Resumo Trabalho

PEDAGOGIAS DOS COLETIVOS DE ESTUDANTES NEGRAS/OS: PRÁTICAS INSURGENTES DO LUISA MAHIN

Autor(es): FILIPE LOPES DA SILVA e orientado por CLAUDIA MIRANDA

O objetivo deste trabalho consiste em analisar as aes pedaggicas de um coletivo negro universitrio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Neste sentido, compreende-se que demandas como disputas epistemolgicas, a insero de saberes inferiorizados pela academia, desigualdades e diversidade, etc., foram impulsionadas no pelo Estado para a sociedade, mas pelos movimentos sociais,consideramos como objeto de pesquisa as aes pedaggicas desenvolvidas pelos membros do Coletivo Negro Lusa Mahin, especificamente 1 Roda Cultural (COM)cincia Marginal, realizada em 31 de outubro de 2017 no Jardim do Centro de Letras e Artes CLA da UNIRIO e a Roda de Conversa Pedagogias Outras: Epistemologias em Disputa, que ocorreu em 17 de maio de 2018 durante a VIII Semana de Educao Tnia Mara Tavares da Silva, organizada pela Escola de Educao da UNIRIO, ambas oriundas de debates desenvolvidos ao longo de disciplinas do Curso de Pedagogia.O conhecimento e valorizao da histria e cultura dos povos afrodescendentes, dos africanos e dos povos indgenas possibilita a desconstruo de preconceitos, sendo de suma importncia para a construo da nao. ). Nessa perspectiva, enquanto prticas insurgentes, a atividades desenvolvidas pelo coletivo mostram a importncia de trabalhar as relaes tnico-racial na universidade como instrumento de formao de futuros professores e por seguinte combater o racismo no cotidiano escolar.

Veja o artigo completo: PDF