Resumo Trabalho

A COR DA CULTURA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS– O CURSO DE FORMAÇÃO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Autor(es): HELENA MARIA ALVES MOREIRA, LUCIANA MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA e orientado por MÔNICA REGINA FERREIRA LINS

O estudo refere-se a uma pesquisa de mestrado em fase de desenvolvimento. O presente recorte da pesquisa investiga qual a relevncia do curso de formao de professores para aplicao do projeto A Cor da Cultura atravs dos depoimentos de seus participantes. E, tambm, compreender de que forma os professores conseguiram se apropriar dessas diretrizes em suas prticas docentes. Quando falamos em cultura nos remetemos a vrios significados e significantes que o termo carrega consigo. Dentro da perspectiva de difundir afirmativamente as culturas afrodescendentes e seus valores silenciados, no ano de 2004, foi criado o Projeto A Cor da Cultura (ACDC), que se define como um projeto educativo de valorizao da cultura afro-brasileira que possui produtos audiovisuais, aes culturais e coletivas considerados por seus idealizadores como prticas positivas de valorizao da histria deste segmento, sob um ponto de vista afirmativo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso por se tratar da anlise da percepo das professoras e professores durante o curso de formao no ano de 2006, uma vez que o projeto teve incio em 2004 e perdura at os dias de hoje.

Veja o artigo completo: PDF