Resumo Trabalho

A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): CAROLINE SOUZA DE ASSIS, ELOIZA TEIXEIRA SANTIAGO e orientado por PATRICIA DOMINGOS

Esse trabalho busca articular o ensino interdisciplinar atravs da Educao Ambiental Crtica (EA Crtica), utilizando como mote o Pau Brasil. As atividades realizadas consideraram as disciplinas de Cincias, Histria, Portugus e Msica, como suporte para a discusso sobre valorizao da autonomia do alunado e do territrio, desigualdade social e empoderamento. O trabalho vem sendo desenvolvido numa escola pblica de ensino fundamental, situada num bairro de periferia social, no Rio de Janeiro, com alunos dos 6 e 7 anos do Ensino Fundamental. A iniciativa foi pensada e desenvolvida a partir das condies de injustia socioambiental encontradas no territrio onde a escola se situa. Nas atividades desenvolvidas, os alunos so estimulados a formular uma explicao e sugerir alguma ao/soluo, a partir de situaes problemas apresentadas ou identificadas por eles. A temtica do Pau Brasil se apresenta como o cenrio de fundo que permite uma discusso de perspectiva histrica, ambiental, econmica, cultural com os alunos. A EA Crtica eleita como a estratgia de abordagem mais eficiente para estimular tanto o protagonismo como a autonomia dos alunos para as discusses da temtica socioambiental do territrio da escola.

Veja o artigo completo: PDF