Resumo Trabalho

AVALIAÇÃO E A QUEDA DA JUBILAÇÃO: “A PEDRA NO SAPATO E O PASSO DO CAMINHAR”

Autor(es): CRIZAN SASSON CORRÊA DE OLIVEIRA

O estudo interroga as novas demandas avaliativas e curriculares aps a queda da jubilao no contexto de um Instituto de Aplicao (IAP). Estudos exploratrios de pesquisas amparam e apontam para a necessidade de ampliao das anlises sobre os processos avaliativos, para a percepo precedente da jubilao, suas articulaes entre os sentidos de currculo, avaliao e qualidade que circularam e sustentaram a legitimidade da instituio considerada de excelncia pelos seus resultados. Trata-se em uma pesquisa com abordagem qualitativa, construda por dados coletados, em sua maioria, de forma descritiva dos relatos, de entrevistas e de observaes do ambiente. Utilizando como aportes FERNANDES (2002, 2003, 2010), BOURDIEU (1997 e 1998), PERRENOUD (1999), ESTEBAN (2003), entre outros. A pesquisa teve como objetivo problematizar os discursos anteriores a extino da jubilao, as demandas apresentadas pelos docentes entrevistados e os processos de supresso que resultaram na significao de qualidade. No texto apresento um recorte do estudo analisado como discursos em defesa da centralidade do conhecimento no currculo ao articular os sentidos de qualidade. Discursos legitimados socialmente que orientam processos de construo da cultura avaliativa e que justificam processos de excluso em curso na instituio, alimentando padres de desempenho. Questiono a importncia da composio da prtica avaliativa ao se constituir com prtica de aprendizagem, ao dialogar como a avaliao concebida no Instituto de Aplicao, sua dinmica de apropriao dos sentidos de qualidade vinculados aos processos avaliativos, e como os instrumentos e a metodologia de avaliao adotada enfrentam novos desafios com a extino da jubilao.

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