Resumo Trabalho

VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NA ESCOLA: POSSÍVEIS (RE)CONSTRUÇÕES DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS SUSTENTÁVEIS

Autor(es): FERNANDA DE ARAÚJO DIAS e orientado por LUCIENE MACIEL STUMBO MORAES

O presente trabalho se prope a apresentar estratgias didticas desenvolvidas e aplicadas em uma turma de 5 ano de uma escola municipal da cidade de Niteri no Rio de Janeiro, atravs de uma sequncia didtica. As intervenes realizadas foram motivadas pela manifestao de comportamentos violentos interpessoalmente no seio das relaes entre os discentes da turma supracitada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os estudantes foram submetidos a uma sequncia de cinco atividades com propostas diferentes, cujos motes eram despertar a conscincia sobre a violncia interpessoal, contribuir para a mitigao dos impasses relativos convivncia e mobilizar possveis mudanas atitudinais. Os principais autores utilizados para embasar terica e metodologicamente a pesquisa foram Sposito, Krug, Zabala e Minayo. Os resultados demonstraram que aps a realizao das intervenes, houve atenuao dos comportamentos violentos interpessoalmente. A pesquisa visa contribuir para o surgimento de novas discusses relacionadas violncia interpessoal na escola, trazendo, atravs da experincia prtica uma luz sobre a questo.

Veja o artigo completo: PDF